sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Locanda Della Mimosa

Domingo passado, voltando de Minas no dia dos pais, resolvemos parar para almoçar em um lugar que já queria conhecer faz tempo, a Locanda Della Mimosa em Petrópolis. 

 


 

Na verdade eu planejava um fim de semana na pousada, mas dessa vez passamos apenas uma tarde de almoço prolongado. 
A pousada fica na estrada entre Petrópolis e Itaipava, perto do Rio de Janeiro e já digo que vale a pena um bate e volta para conhecer esse lugar super aconchegante. 
O restaurante é italiano, com pães e massas artesanais, como manda o repertório de um bom italiano. Não é um italiano clássico, mas uma cozinha italiana contemporânea, que significa  misturar ingredientes da cozinha italiana  clássica com pratos elaborados de forma contemporânea. Acho que é isso ! 
Com mesas na varanda em frente à um pequeno jardim  -  perfeito para crianças ficarem soltas brincando por ali - e mesas no interior de lindas salas decoradas com todo cuidado. Lareira, flores, velas, lustres de cristal e mesas de madeira compõem o ambiente clássico e romântico do restaurante.

 


 

 Foi tão difícil escolher onde ficaríamos que optamos por pedir o vinho e a entrada no jardim - enquanto Bento se cansava brincando com os peixes de uma pequena fonte - e os pratos pedimos no salão interno. 

 


 


 


Começando pela carta de vinhos, um primor em bons rótulos, a casa em uma adega renomada. Em cifrões, o vinho mais em conta em torno de 90 reais uma garrafa de um vinho apenas bom, não booooooom. 


 

Por falar em preços, pode colocar aí uns $$$$.  Vou falar uma média, porque nunca guardo exatamente os preços. Preciso me lembrar de anotar para vocês. Então .... Couvert 25 reais;  entradas - saladas, sopas - em torno de 54 reais; os pratos de massa a partir de 80 reais, os de  carne e peixe entre 118, 125 " pilas " ( como dizem os Gauchos ). Sobremesa 24, 26 pilas. 
O que achei da cozinha ? Boa, bem boa, mas acho que o que vale bem  mais é o conjunto, o lugar, o passeio junto aos sabores da Locanda. O lugar é o ponto alto, ótimo para passar uma tarde, o que acaba me fazendo dizer que sim, valeu a pena nosso almoço de dia dos pais, inclusive digo que sim, voltaria e aconselho o lugar. 
Pedimos o couvert que é um clássico com cesta de paes da casa, focaccia, acompanhado de manteiga e pasta  de ricota. Aprovado ! Nada espetacular. Básico e bom. Pedi uma sopa de cogumelo que estava igualmente boa e ponto, nada mais. Marcos foi de risoto quatro queijos e carne, segundo ele, aprovadissimo. Provei o risoto dele e assino embaixo. 
De sobremesa fui de creme Brulle de doce de leite com sorvete de capim limão. Preciso dizer que fui mais atraída pelo sabor do sorvete, me apego esses sabores exóticos, misturando doce e azedo e pimba! Adorei !  Petit gateau de goiabada com sorvete de queijo foi o pedido de Marcos e .... Gente, Petit gateau tem que ser daqueles que você parte e ele derrete todo né não ? Pois esse estava sei lá, meio " seco", mas o sabor era bom, novamente, apenas bom. Fiquei tentada a pedir um tiramissu mas deixei para próxima. 

 


 

 

Não tenho foto do pratos, minha bateria acabou bem nessa hora e só voltei com a sobremesa. 

Fechando com café e voltamos para o Rio no fim da tarde, depois de passear pelos espaços da pousada. Para quem se interessar deixo o endereço abaixo. Continuo planejando um fim de semana completo por lá. 

 


 


 


 

 

É isso pessoal ! Fica aí uma dica de um passeio gostoso para um fim de semana fora do Rio, que cabe perfeitamente em um bate e volta. 
Em tempo, vi no site que o restaurante é aberto para o café da manhã para não hóspedes também. Tá aí ! Amo café da manhã fora de casa e acho que lá deve ser perfeito para isso. 
E mais! Um ambiente, o Champagne Bar Möet & Chandon, o Bar com cardápio elaborado pelo chef Danio Braga. Aberto de sexta a domingo.
Outra dica é para os amantes de hipismo, lá tem uma vila hípica com aulas de equitação e passeios de pônei par os pequenos. 
No site eles informam outros eventos gastronômico promovidos e atividades locais. 

Endereço: Alameda das Mimosas, 30 
(acesso: pelo km 71,5 da BR-040) 
Itaipava - Petrópolis - RJ - 25725-514 


domingo, 7 de agosto de 2016

Top 10 sabores de Gramado

Esse post será no modo "saindo rapidinho do forno". Coincidiu de vários amigos estarem a caminho de Gramado, então resolvi fazer um resumo dos meus dez sabores favoritos na cidade. Não duvido nada que até o final deste post se transforme em onze, doze... 
Alguns deles já tem post aqui no blog. 
Vou citar nome, endereço do site onde encontrarão endereço e telefone para reservas e um breve relato acompanhado de algumas fotos para inspirar. 
Lembrando que escrevo minhas impressões pessoais e quando eu cito cifrões ( $ $ ) não tem nada de técnico aqui, apenas uma consideração superficial minha. 
Vou tentar falar sobre como é o local para crianças mas aqui novamente escrevo de forma particular, e como levo meu filho desde pequeno para todo canto, não falarei aqui de restaurante temático, por exemplo. 


1 LA HACIENDA

Esse ganhou meu coração assim que coloquei meus pés lá e desde então já foram duas visitas só no último ano. Ocupando o podium da minha lista, tem um
Post detalhado aqui ( acreditam que ainda não sei colocar o link pelo app do cel ? 😁😁). Vou colar aqui dessa maneira http://lugaresearomaspelomundo.blogspot.com.br/2016/05/os-sabores-do-la-hacienda.html?m=0

 Nesse post do link acima explico também como chegar, o La Hacienda fica fora do circuito " turistão ", mas de fácil acesso. Olhem lá! 
Perfeito para famílias, perfeito para crianças - espaço de sobra para se aventurarem - e perfeito para um jantar romântico. Ambiente e sabores sensacionais !!! Não sei o que mais me encanta, se o entorno em meio a uma natureza exuberante, ou o aconchego interno do restaurante, com uma big lareira central e fogão a lenha. 
Preços adequados para o que oferecem, mas colocaria aí uns três $$$. 
A carta  de vinhos tem uma boa seleção de rótulos. 
A cozinha do La Hacienda é internacional e o restaurante fica no hotel de mesmo nome, vale dizer, super recomendado e premiado . Imperdível!!! Não esquecer de reservar.  No site abaixo endereço e telefone para reserva. Não deixem de passar no post aqui no blog, está bem detalhado. 


 

 

 

 

2 BOUQUET GARNI

Me sinto traindo esse restaurante por não colocá- lo em primeiro lugar, porque ele sempre foi o meu queridinho de Gramado. Não há uma vez sequer que eu vá à cidade sem que que eu garanta minha mesa com vista para o lago Joaquina Rita Bier. 
Para falar a verdade ele só perde o posto de número 1 porque hoje temos um pacotinho delicioso que não largamos por nada chamado Bento e o Bouquet G. não é exatamente kids friendly. Óbvio que Bento já circulou por lá, mas se fosse para eleger uma categoria, certamente seria " para casal ",  " romântico ", já vi muitos pedidos de casamento ali. 
A cozinha remete aos sabores mediterrâneos e além dos excelentes pratos com frutos do mar, tem o melhor fondue de Gramado na minha opinião ( não é eleito o melhor pelos guias, que elegem o que citarei a seguir, mas é eleito por mim, então quase igual kkkk ). Sério! O melhor !!! 
A decoração é em Toile Du Jouy, o que confere um ar da região rural da França, misturado ao requinte das louças, um coquetel perfeito com uma linda vista por todos os ângulos. Todos os ângulos mesmo, inclusive do teto de vidro ( foto abaixo ). 
Quanto ao preço, vale cada $$$$, mas aqui são 4 mesmo. 
Dica para quem vai a Gramado no Natal Luz. A casa oferece menu especial nos dias de espetáculo Nativitaten e você assiste ao show de camarote.  Vale a pena ! 
O restaurante tem serviço de transfer gratuito desde e até o hotel. Basta reservar. 

  
 
  
 


                              Vista do teto 
 

 


 

 

 

 


 

 

3 BELLE DU VALAIS

Eleito o melhor suíço do Brasil e o melhor fondue de Gramado, dispensa maiores apresentações. É daqueles lugares que você entra e pensa " eu moraria aqui ". Sabe quando você olha  e " uallllll que lindo !!!!! "  É o BELLE DU VALAIS ! Tudo minuciosamente cuidado para que você se sinta em estado de paixão.  
Como eu sempre quero pedir um prato e não quero perder o fondue de queijo e chocolate, resolvi meu problema assim:  marido com a  sequência de fondue ( queijo, carne e chocolate ) e  eu com meu prato de massa da casa,  sempre acompanhado de vinho - a carta de vinhos é bem extensa e com ótimos rótulos. E assim minha entrada fica sendo o fondue de queijo do marido e a sobremesa o fondue de chocolate. Perfeito! Finalizamos com o café que eles servem que vem acompanhado de biscoitinhos e chocolates deliciosos. Peçam !!!! 
Aqui também não temos um kids friendly, mas Bento também já saracoteou por lá. 
Preço bem na casa dos $$$$, nada menos que isso. 
Aqui também serviço de transporte, mas nem sempre está disponível. Aos fins de semana aconselho fazer reserva de mesa. 


 


 

 

 

 


4 LA TABLE D' OR 


Claro que vocês vão ler " amo muito " "
Imperdível " etc, do contrário não estaria aqui na lista. 
Então borá ser repetitiva e dizer " coloca aí na lista q esse é imperdível". 
Lindo, aqui também uma decor em toile, porém um  pouco mais escura, mais intimista. 
Afastado  do agito da cidade, pertinho do Lago Negro, esse restaurante de cozinha mediterrânea, trabalha no esquema a la Carte ou sequência - duas entradas, prato principal e sobremesa - o que acaba valendo muito mais a pena. São duas opções de sequência, e o que muda são as opções de prato principal e os respectivos preços. A opção mais em conta por volta de 80 reais e a outra por volta de 100 reais. Não tenho dúvida de que vale a pena pedir o menu completo. Guardem espaço para sobremesa, as de lá são deliciosas. 
Não é exatamente feito para crianças, mas eles têm uma sala mais  íntima com lareira e adega e, se algum casal com ideais mais românticos não a tiver reservado, você pode tentar a sorte por lá com seus pimpolhos. O meu também já colocou sua carinha linda por lá e não foi na sala de lareira Aharraraa 
Preço eu colocaria $$ para o menu completo. Justo vai! 
Serviço de transfer também existe. Tem que ligar antes para certificar se está disponível o serviço e garantir sua mesa. Não tenho certeza se abrem pra almoço, ao menos não durante a semana, mas a noite costuma ficar cheio. 



 

 

 

 

 

 


4 JOSEPHINA CAFÉ 


Tá para nascer um lugar mais aconchegante que o Josephina Cafe. Também já escrevi aqui sobre ele e só na última vez que fomos a Gramado, estive no JC por três vezes. Isso significa que perdi a conta de quantas vezes estive por lá.  E cada vez gosto mais. Seja sua escolha pra tomar um café da tarde na gostosa varanda com vista para Igreja, seja para almoçar na deliciosa sala com lareira, seja para jantar risoto na famosa " quarta do risoto " - os pratos com risoto ficam no valor de 29 reais acompanhado de uma taça de vinho - eu acho um pecado deixar esse restaurante de fora da sua viagem. Já falei aqui no blog que aquele clima de " casa da vovó " me encanta, os sabores e aromas da casa são deliciosos, cada cantinho decorado com esmero e aconchego para você se sentir em casa. Catem o post aqui também. 
Para quem vai com criança sugiro reservar a sala com lareira que é bem mais intimista e destacada dos outros ambientes. Da última vez que fomos reservei essa sala para nós e mais dois casais todos com bebês. Foi perfeito ! 
Sobre o preço aqui também outro ponto alto, justíssimo e não acrescentaria mais que $$ 




 

 


 

 

 

6 GASTHOF  EDELWEISS  

Procurando uma casa especializada em comida alemã que é a cara de Gramado? Edelweiss é o endereço que você precisa encontrar . Adoroooo o lugar !!!! Apesar de não comer quase nada da comida alemã, não tenho problema algum em encontrar algo para mim no cardápio. Existem outros pratos além da famosa salsinha alemã ( marido ama ) acompanhada de batata rostie.
Os proprietários do G. Edelweiss foram pioneiros em  sabores na região, contribuindo muito para difundir a culinária de Gramado. 
Ainda não experimentei o fondue de lá, mas as resenhas são as melhores, estou devendo essa aqui. 
Mas o que mais amo lá são os deliciosos espaços com ambiente interno, adega ou varanda com vista para o jardim. Não sei dizer de qual ambiente gosto mais, estive em todos e a dica é sala com lareira no inverno e varanda no verão. Já a adega normalmente é reservada para grupos maiores. Lá encontramos vários rótulos de deixar colecionador com inveja. Por falar em colecionador, a louça que compõe o jantar é parte de garimpos  que o proprietário faz durante suas viagens, cada uma mais linda e delicada que a outra. 
Por ser afastado do burburinho da Borges e Av da Hortencias, espere por um local tranquilo nos arredores do Lago Negro, por essa razão acho que crianças acabam ficando bem ali, já que quase sempre o restaurante está tranquilo. 
Contam com serviço de transfer desde é até o hotel. Apenas liguem antes para certificar se estão disponíveis no horário. 
Preço amigo aqui, meio termo eu diria, então ficamos em $$$. 

Rua da Carriére, 1.119 (esq. João Leopoldo Lied)
Lago Negro - Gramado/RS
Fone: (54) 3286.1861


 

 

 

 
 
 

7 CANTINA PATASCIUTTA 

Aqui mudamos de ares mais tranquilos para aterrizar em uma legítima cantina italiana, com mesas cobertas por toalhas xadrez, salame pendurado, antepastos riquíssimos em sabor, muita falação e comida farta. Massa massa massa muitaaaaa massa. Duvido um roteiro que não cite um pulo ou mais na cantina. Só não vale contar calorias, os pratos vem repletos de molhos caprichados  que você escolhe para acompanhar a massa. Sensacional de delicia ! E o precinho pelo conjunto da obra fica em apenas $$ , os pratos são super bem servidos. Alem das massas, os risotos são ótimos também, meu preferido é o de funghi.  Na última vez que estive em Gramado descobri que eles servem um tiramissu verdadeiro, mascarpone como manda a receita original - já contei que é minha sobremesa preferida mas nem sempre encontro um tiramissu verdadeiro para chamar de meu. Esse é! 
Difícil não pegar fila, sempre tem, principalmente aos fins de semana. O ambiente é bem descontraído e crianças são bem vindas. 


  
 

 


 

7 LE PETIT CLOS 

Eu estava na dúvida se ainda funcionava, faz tempo que não círculo por lá. Mas sim, funciona e muito bem, obrigada É um restaurante suíço tradicional na cidade, primeiro fondue de Gramado. 
O restaurante é um charme, ultra romântico, super aconchegante e elegante. Fomos na nossa lua de mel há 11 anos atrás e depois uma outra vez não sei quando exatamente. A comida é uma delicia, servem um raclet, prato tradicional suíço que é de engordar só de olhar, mas vale cada célula adiposa. Há pratos com peixe e carne no cardápio, mas o forte lá é o fondue e pratos tradicionais da culinária Suíça.  Mas enfim, outro restaurante mais intimista, romântico e pouco amigos dos pimpolhos, se não fosse o fato de estar quase sempre tranquilo. 
Peçam uma mesa próxima à lareira e com vista para rua, a cereja do bolo. 
Aqui os cifrões aumentam para $$$$. 

Endereço : Demetrio Pereira dos Santos , 599 , Planalto 
Tel : ( 54 ) 33861936 

 

8 BERGAMOTA 

Mudança de ares novamente. Aqui sim falamos de um lugar perfeito para ir com crianças. Fica no Ecoparque Sperry, um parque inteiramente  dedicado a preservação do meio ambiente. É um almoço em
Comunhão com a natureza. 
Uma área verde incrível para explorar, local descontraído, comida no fogão a lenha. Eu simplesmente amei !!!!! O serviço é no esquema pague e coma a vontade, com direito a pratos típicos da região - variedade considerável -  tudo borbulhando em um fogão a lenha, mais sobremesa , café e cachaça para os interessados. Por fora pagamos apenas a bebida. Valores no ano passado cerca de 68 reais por pessoa sem bebidas. 
Para chegar lá só de carro. Não é difícil, tem placas indicado a estrada é todo mundo sabe o endereço do parque. 
Ficamos em $$ apenas né !!!! 
Tenho poucas fotos desse dia. Uma pena ! Mas no site abaixo vocês encontram inspiração. 

Bêrga Motta – Ecoparque Sperry
Linha 28 (Est. Professora Elvira A. Benetti)
Vale do Quilombo – Canela - RS
Acesso principal localizado na RS-235 entre Gramado e Canela. (na esquina do Outlet Sierra e Chocolate Prawer)
Fone: (54) 9629.8765

 


 


9 TARANTINO 

Gosto muito desse italiano que fica bem em frente à Av Das Hortencias, super central mesmo. Dica para quem vai assistir ao espetáculo Grande Desfile de Natal, aqui assiste de camarote também. 
Não deixem de provar os antepastos italianíssimos  da casa. 
O ambiente é informal, com mesas na varanda , voltadas para a rua, de onde se pode ver o movimento através de paredes envidraçadas. Há mesas no interior do salão também. 
As massas são bem servidas e costumo indicar para um almoço incluído no roteiro naquele dia que você reserva para bater perna no centro de Gramado. 
Apenas $$, quase $$$ pensando bem. 
Acho tranquilo para criança, mas a essa altura você ja percebeu que não sou aquela que elege apenas restaurante com parquinho para levar o filho. Para ser bem sincera, costumo fugir desses restaurantes. Então, se você não é o tipo de pai que carrega seu filho para todo canto, ignore minha avaliação. 
Fico devendo fotos aqui. 



10 DIVINO 

No mesmo esquema do TARANTINO, aqui uma segunda opção de almoço no centro da cidade. 
Apesar de nunca ter sido minha opção para jantar, sei que alguns dias tem música ao vivo e a noite por ali costuma ser  bem animada. 
Fica colado no Palácio dos Festivais de um lado, vista para Igreja São Pedro do outro e a rua coberta fica  bem em frente. Mais central impossível. 
Amo a salada de pêra com gorgonzola. Me julguem !!! O cardápio é variado, com opção de peixe, massa, fondue etc. 
Assim como no TARANTINO , apenas $$, quase $$$ e crianças são bem vindas. 



 

 



Aínnnnn como não citar : Malbec para os amantes de carne ( juro que nao foi proposital estar fora do meu top 10, mesmo eu não comendo carne o marido faz essa parte por vocês ) .......
LE Chalet com seu fondue super tradicional e aquele chalezinho encantador .....  
Chateou de Lá Fondue que além de fondue serve risotos bem gostosos.......
Nossaaaaa o SAN TAO para amantes da comida tailandesa ( super indico para uma night com amigos, ambiente cool e comida boa ) .... 
DE PAOLO para quem curte galeto ( tadinhos ! Quem
Come isso gente ? ) ...... 
O exclusivo Lá Caceria no encantador hotel da Montanha ( como o próprio nome diz, especializado em caças. E horror ! 😩😩 )...... 
Sem deixar de citar os restaurantes da rua coberta, sempre animados e parada obrigatória para uma sopa no pão nos dias mais frios. 

Pausa para dica dos melhores CHOCOLATES QUENTES na minha opinião: 

1 CASA DA VELHA BRUXA , ao lado da rua coberta 

 

2 CARACOL 

Bem na rua coberta 
 
 


E por falar em sobremesa, impossível não citar minha segunda sobremesa preferida na vida,  Apple Struddel. Essa receita é de família, receita secreta feita no fogão a lenha dessa casa centenária cuja a visita aconselho , CASTELINHO CARACOL em Canela - notem que aqui não entrou dicas de sabores em Canela e não porque não tenha, mas porque me concentrei em Gramado. 
Próximo post falarei da experiência no Magnolia Cafe em Canela. 

Então .... Castelinho Caracol e seu applestrudel. Acompanha sorvete ou nata. Vou de nata porque é como manda a receita e eu amo. Ahhhh sempre acompanho um chá de maçã porque aquele aroma da cozinha me chama. 

  

 
 
 

 

 


É isso gente! Tem muito mais sabores,  mas para uma primeira viagem essas são minhas dicas.
Mesmo depois de tantos anos indo a Gramado anualmente, tenho uma lista considerável de sabores para conhecer, principalmente os sabores da linha rural, agriturismo regional. Aquela cidade não cansa de me dar motivos para amá-la. Aproveitem e boa viagem, bons aromas e sabores que lá tem de sobra.