domingo, 27 de outubro de 2013

Atacama Adventure

Confesso que não sei por onde começar, perdi a conta do meu maior afastamento do blog. Algumas perguntas ficaram sem respostas, o que me deixou bem tristinha. E tá, esse blog não está nada didático , já que eu nem terminei Ushuaia. Meu Deus, viagem de 2010 !!!!! Não terminei Santiago do Chile e já voltei lá esse ano. O que falar de Gramado, onde vou no mínimo duas vezes por ano e sempre volto recheada de novidades? E sabores descobertos pelo Rio? Nem vou comentar que estou terminando o roteiro da minha próxima trip, mudando de ares dessa vez, NY e Boston me aguardam e....... O delito mais grave de todas as minhas faltas, fui ao surreal, improvável e estupendo Atacama em maio desse ano, e não escrevi uma linha sequer dessa viagem que é A viagem.

Vista do avião


Assim , decidi retomar minhas narrativas com a delicia de relembrar os dias vividos no deserto mais árido do mundo. Sim, porque escrevendo revivo, sinto um verdadeiro arrepio na alma, gratidão pelo que vi e vivi por lá.

Foi uma viagem planejada há uns três anos e adiada por vários motivos. Já havia entrado em contato com a Marketa por dois anos seguidos e acabava cancelando. Ahhh tá!!! Marketa é a dona do hotel que nos hospedamos em São Pedro do Atacama, o coração do deserto. O hotel leva o nome desse post , Atacama Adventure. Já digo logo que super indico o hotel. Em São Pedro é assim que funciona, ou você vai no melhor estilo mochileiro ( quase 100% dos europeus que encontramos rodando pelas ruas de São Pedro) e, nesse caso, corre o risco de chegar morto, acabado, se esfarelando - literalmente - de cansado e não encontrar água quente, uma cama confortável e vai acordar no dia seguinte de madrugada, sim de madrugada, para alguns passeios, quebrado; ou você paga um preço meio salgadinho ( combina com deserto de sal, ainnn que sem graça ). 


Em São Pedro do Atacama existem hoteis super confortaveis sem perder a caracteristica atacamenha. Você olha e não acredita que esta pagando aquele preço por um hotel tão "simples". Simples? De

simples só a "cara" mesmo, o serviço é nota dez, personalizado e o preço acompanha as regalias. Façam suas escolhas!!!

Optamos por um  meio termo mais para o salgado, porém, viável, localizado alguns metros do centro de São Pedro. O hotel fornecia condução até dez horas da noite. Ahh você pode optar por pegar uma bike e tentar se aventurar pelo deserto. Imaginem a cena: só você (no meu caso com meu marido), uma bike- nada com mil marchas não, aquela bem anos mil e lá vai - o céu estrelado, nenhuma placa. Ahh para que placa ?? Vá na fé que você chega lá. Ou não, como explico abaixo. 

Aqui um parenteses mega importante: mesmo tendo sido implorada, suplicada,  pela minha mãe, para não cometer tal desvaneio, eu e meu aventureiro marido tentamos tal façanha via bike pelo meio do deserto. Que oportunidade mais eu teria de fazer isso ? Era esse meu argumento,  até nos perdermos na primeira esquina. Ahhh não contem com um celular , lá não pega, é no meio dos cafundó, nem contem com postes de luz, porque energia eletrica só no centro da cidade mesmo. Ahhh mas é o céu mais estrelado do planeta, gente!!!! Bem , voltamos para o hotel e ficamos vendo o céu dali mesmo. Reparem a foto abaixo a cara de satisfação do meu marido.


Desolado com a tentativa frustada


 O Atacama Adventure é um hotel bem pequeno,com apenas 6 quartos e, por isso, conta com um atendimento personalizado, com direito a chefe de cozinha atendendo à esposa vegetariana e ao marido carnívoro.


Cozinha do hotel




 Escolhemos o  sistema all inclusive, pela comodidade do transporte ida e volta de/para Calama ( explico abaixo), café , almoço e janta em horários compativeis com os passeios agendados ( nada pior que fechar com outra agencia e ficar sem tomar cafe da manha nos passeios que saem pela madrugada). Fora que, em geral, você faz um passeio pela manha e outro à tarde. Fazendo tudo pelo hotel o esquema fica no ponto de você voltar ao hotel, almocar, dar aquela esticadinha no ofuror ( bem acompanhado de um pisco sur) e ficar tinindo para a proxima aventura pelo deserto.

Plus: para os passeios de dia inteiro, o chefe de cozinha prepara seu almoço, acompanhado de um tinto chileno, que é  degustado em meio ao deserto com direito a alguma vista estupenda. Nada mal né!!! 

Picnic em um povoado andino


Nosso guia , Javier

Adicionar legenda




Picnic no Geiseres 

Ahhh se for se aventurar na Laguna Cejar - tem que ir - e ficar puro sal ( post a parte ), o hotel disponibiliza agua e toalhas para você TENTAR  tirar o sal do corpo.


Tadinho do marido 


 No hotel, dois residentes são ilustres, um casal de labradores, Lilly e Léo. No passeio ao Valle da Muerte (post a parte), Léo nos presenteou com sua animada companhia. Bora combinar que  um animal confere  maior vibe ao passeio, mas  não me pergunte porque a Lilly ficou de fora dessa. 







E a vista de onde você toma café da manha é o ponto alto do hotel  : o magnifico vulcão Lincancabur !!!!!!

Lincancabur ( virado não sei pq )



Incovenientes : Nosso quarto era gigante, pagamos por um superior com banheira a luz de velas e etc, mas até que a banheira estivesse cheia, a agua ja havia gelado. Vamos acertar aqui que banho gelado a zero grau não rola. Ahhh durante os passeios algum cidadão hospede ira te acompanhar e, se você pegar um pela saco ta $%#@¨&* . Demos muitaaaa sorte, porque nossa companheira foi nota mil, Rosana, super viajada, inteligente e gentil. Espero que ela tenha achado o mesmo de nós aharara.


No hotel há um ofuror, que fica na parte externa, onde você pode pedir uns drinks e ficar ali de bobeira curtindo fazer nada. O " dolce far niente "  dos italianos. Tem piscina aquecida também , para quem curte. A área externa é bastante agradável, no estilo do deserto mesmo, natureza bruta. Eu gosto disso !






Obvio, fiz meu próprio roteiro de passeios, o que não abro mão. Também aceitei algumas sugestões da Marketa e do guia que nos acompanhou durante os passeios  Aliás, otimo guia, o Javier, entende bem o portugues e, salvo quando tenta impor algum passeio, é um ótimo narrador de historias. Claro que eu bati o pé nos meus passeios né!  Lembrem, não mexer no meu roteiro é a regra kkkk.

Apenas um dia pagamos uma diária não All incluisve para podermos aproveitar um dia inteiro na cidade, comendo nos restaurantes deliciosos e pitorescos de São Pedro. Desde já super aconselho esse esquema, deixem um dia só para curtir a cidade. Passamos o dia todo por lá ( post a parte) e almoçamos e jantamos em dois ótimos restaurantes atacamenhos. Já já conto as dicas de sabores aqui. Prometo!

Deixa eu explicar aqui, o Atacama é, como escrevi acima, e vale frisar, o deserto mais seco do mundo. Você DEVE levar hidratante daqueles power mesmo, soro fisiológico para evitar rachaduras e sangramento nas narinas, colírio que imita lágrimas e Bepantol para os lábios. Ahhhhh beber muita água para evitar o mal da altitude, o conhecido soroche.

Como me estendi nessas dicas e sai do foco do hotel, já deixo registrado aqui que essas dicas acima não devem ser ignoradas sob pena de você..... Pensei em algo sutil, mas.......... é SE FERRAR MESMO !!!! Desculpa, gente, mas é isso. Eu levei uma mochila e carregava esses itens a tira colo. No hotel mesmo eles fornecem um cantil para você carregar nos passeios e não esquecer da água. Tem protetor labial no hotel também, mas eu não dispensei meu bom e velho Bepantol.

Então, mesmo com colírio meus olhos arderam, mesmo bebendo água sofri com o mal da altitude. Não, sofri é injustiça. Digamos que passei por ele, foi leve, nada de superpower dor de cabeça, nem enjoo, apenas tontura no dia em que cheguei . Lembrando que São Pedro fica a 2500 M de altitude, e você já aterriza sentindo um tico de falta de ar. Ahhhh sempre conta o fator psicológico também. Mal de enjoar mesmo, quem passou foi meu marido, no passeio aos Geiseres Del Tatio ( post a parte) , um daqueles passeios que saímos pela madrugada. Mas, aqui já estamos falando de 4500 M de altitude. E um detalhe que não posso deixar passar, tipo, não façam isso, mas meu maridao ignorou o aviso de NÃO BEBER antes de passeios a altitudes elevadas. Ta aí o resultado !!!

Voltando ao hotel, você passa o dia fora, comendo poeira. É deserto , lembra?? A sua pele parece mais uma escama de jacaré , seu cabelo , ahhhh seu cabelo..... Sabe você que tem problema de cabelo oleoso ? Seus problemas acabaram kkkkkkkk. E suor? Não existe! Você pode passar o dia embaixo de um sol escaldante que , pasmem, não sua!!!!

Aqui outro parênteses para o tempo no Atacama. Veja que o hotel está ficando em segundo plano rsrs. Lá é a mala mais fácil de fazer, é só você não esquecer roupa de verão e de inverno rigoroso. Viu!! Levar o guarda roupa é mais fácil. Misericórdia!!! De manha céu aberto, sol a pino, vai caindo o dia o vento começa a te cortar, caiu a noite você ta congelando. Isso porque deserto não retém calor. Acho que vi isso no Globo Repórter. Mas é fato, calor e frio farão parte da sua viagem. Outro parênteses , quase não chove lá, mas nós fomos os agraciados pela chuva em uma época improvável, o que acarretou perda de alguns passeios devida a quantidade de neve acumulada ( chuva + baixa temperatura= neve). Ahhhh e nisso eu amei !!!! Eu juro que quando eu pensava no Atacama eu sonhava em vê-lo com neve. Surreal !!!!! E todos aqui sabem da minha paixão pela neve né!!! Imagina aquela imensidão a perder de vista, com vulcões por todo lado, Cordilheira dos Andes ( Ainnn como te amo !!! ) cercando seu campo de visão, e boa parte coberta de neve. Impagável !!!!







E gente, não se pode ter tudo !!!! Perdi um dos passeios que eu mais sonhava, as Lagunas Altiplanicas, graças ao meu desejo realizado de ver neve no deserto. Cuidado com o que pede a Deus !!!!! Ahararara mas eu amei mesmo assim, e terei desculpa para voltar lá. Sem falar que substituímos o passeio das Lagunas por um tour pelos povos Andinos, que não estava no meu roteiro, mas que com certeza mais que absoluta eu fui abençoada por essa grata surpresa. Coisas que eu amo em viagem !! Taaaaaaaaaá!! Fico igual criança birrenta quando mexem no meu roteiro, mas depois que a birra passa, acabo amando essas surpresas. Ou não!!!! Bem, essa Deus caprichou e logo farei um post com esse roteiro Andino. Já podem me agradecer.

E escrevo tudo isso para dizer a vocês que eu não indicaria nenhum hostel por lá. No fim do dia o que você mais quer é um super banho quente e uma cama confortável. Há bons hoteis no centro da cidade, sem o esquema all inclusive, como por exemplo, Hotel Kimal,  da mesma rede e mais recente,o Hotel Pablo Kimal que uma amiga se hospedou e indica, o Terrantai é bem charmoso; esse foram alguns que olhei e gostei bastante. Da linha 5 estrelas tem o Explora, o Tierra Atacama, all inclusive e mais salgados que a agua do Mar Morto ( afff não perdi essa piada outra vez hhihihi ).


Antes que eu me esqueça fomos de Tam/Lan Chile até Santiago, dormimos lá uma noite e no dia seguinte cedo pegamos um vôo doméstico pela Sky Air Line. Deixa eu explicar essa logística. Os voos até o Atacama não são diretos. Sempre haverá conexão em Santiago. Dai você pega outro avião até Calama, cidade  porta de entrada do deserto. De Calama segue para São Pedro do Atacama, de onde saem os melhores passeios ( amei a cidade),  mais 1:30 h de carro, bus, como você preferir. PS: fomos de carro, tranfer in/out do hotel.

Como os horários da Tam/ Lan Chile eram horríveis optamos por pernoitar em Santiago e pegar um vôo doméstico pela empresa citada e chegar ao Atacama mais descansados. Super vale a pena e os preços da Sky Air Line são bem amigos ( farei um post explicando como comprar por ela ).


É isso !!! Por hoje é tudooooo isso. E acrescentaria que ninguem deveria passar pela experiencia terrena sem conhecer o deserto do Atacama. É um lugar arrebatador, que traz  um encontro com sua natureza mais pura, impossivel não encontra Deus por lá. Espero que vocês encontrem !




                                     É você que está levando aquilo que está indo buscar